Marketing de Influência: O que é?
Marketing de Influência como o próprio nome já diz é a união do marketing com influência, mas qual influência? Explicamos tudo neste blog!
O que é Marketing de Influência?
Marketing de Influência é a união das estratégias de marketing com a influência que neste caso, dos influenciadores digitais, têm sobre seu público, gerando engajamento nas redes sociais.
É basicamente um termo usado na área de marketing quando se refere a ações de estratégias de marketing pensadas para campanhas feitas com influenciadores digitais, para gerar engajamento, converter em vendas, ou mesmo gerar novos contatos para a marca.
Pra que serve o Marketing de Influência?
Você alguma vez já comprou algum produto ou serviço por indicação ou influência de alguém que você conhecia?
Somos influenciados e influenciamos opiniões e decisões a todo momento, e hoje com a normalização das redes sociais no dia a dia conseguimos compartilhar e opinar para milhares de pessoas ao mesmo tempo ou para pequenos grupos seletos de nosso interesse.
Um Influenciador Digital usa de seu poder de influência através das redes sociais para se conectar com seu público de uma forma muito mais interativa e próxima do que a própria marca tem para se comunicar.
Sendo assim, é muito melhor através deles fazer uma ponte entre sua marca e o público influenciado, utilizando o marketing de influência para alcançar resultados.
O que dizem as pesquisas sobre marketing de influência?
Segundo uma pesquisa realizada em 2022, pela HubSpot “State of Inbound Marketing Trends 2022”:
- 70% das empresas da América Latina tem pretensão de aumentar os seus investimentos em redes sociais;
- 71% dos consumidores dizem confiar na opinião dos influencers sobre produtos e serviços;
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest revela que:
- 71% das pessoas seguem influenciadores, dessas pessoas;
- 73% já compraram algum produto que foi recomendado por algum influenciador.
E ainda, um estudo realizado pela UOL, tem números parecidos:
- 76% dos consumidores já compraram algum serviço ou produto que foi recomendado por algum influencer;
- 82% dessas pessoas viram que os conteúdos estavam marcados como publicidade.
Portanto, só com algumas dessas pesquisas já é possível concluir o quão importante é a opinião das pessoas na internet, imagina ainda a opinião de quem possui relevância no assunto, ou nicho da sua marca, por exemplo.
Como o Marketing Digital influencia?
O marketing digital está por trás de toda a estratégia de venda, desde o pré até o pós venda, ele começa desde educar o público, explicando sobre seu serviço e produto, desde o que é chamado de “evangelização” do público que é quando o próprio cliente/público vende e defende sua marca e empresa.
Falando mais especificamente sobre marketing de influência podemos pensar que naturalmente um influenciador digital já tem um grande impacto de influência na audiência que o acompanha, é possível notar sua influência no seu engajamento através de comentários e interações, como likes e até mesmo menções em outras redes.
Hoje em dia, através de alguns cliques é possível concluir uma compra, saber o que várias pessoas, até mesmo de cidades e países diferentes tem a dizer sobre a loja, produto ou serviço a ser vendido, é possível até mesmo quantificar a avaliação em notas, ou “estrelas”.
Se você tem a opção de comprar ou em uma loja com avaliação de uma estrela, ou em outra loja com a avaliação máxima de cinco estrelas, qual você escolheria?
Por que você escolheria a loja com mais estrelas? Porque você confia nessa avaliação!
O público que acompanha um determinado influenciador, o acompanha porque confia na palavra e na propriedade do influencer sobre o assunto, além de se sentir conectado e se identificar de forma pessoal, pois esse público o acompanha a todo momento.
Sendo assim, entendendo melhor sobre o processo de decisão do consumidor, e estratégias de marketing, como entender as sensações geradas nesse momento de decisão de compra, até o reconhecimento do problema e solução que levará a compra, até o pós venda, fazem parte da influência que pode ser gerada através dessa estratégia de marketing.
Por que as marcas contratam Influencers?
Influencer ou Influenciador digital é uma profissão ainda muito nova, mas que veio para ficar! Garotos e garotas-propaganda que vendem algum produto ou serviço sempre existiram.
Antes os meios de comunicação eram basicamente rádio, TV, cinema e mídia impressa, onde esses garotos/garotas-propagandas eram sempre muito parecidos, e hoje, com as mídias sociais, houve uma diversificação desses perfis, assim podendo atingir a mais públicos que antes as mídias comuns não atingiam.
Antes éramos impactados com celebridades escolhidas pela própria mídia, hoje podemos escolher por quem queremos ser impactados, o que causa mais admiração, proximidade e identificação.
Com o influenciador certo, que realmente se conecta com seu público e com a sua marca é muito mais fácil ter um impacto de forma assertiva não só na venda, mas também no pós venda, engajamento e relevância para a marca.
O influenciador tem uma forma de se comunicar com a audiência que a própria marca não conseguiria sem a proximidade que é criada por eles. Isso explica o porquê das marcas contratarem influencers.
E pensando em estratégias de marketing, é preciso estar sempre à frente das tendências e do mercado, para não ficar para trás. O marketing de influência é o que há de mais moderno no marketing digital hoje. É uma das decisões mais assertivas para as empresas adotarem.
Uma das principais estratégias utilizadas pelas empresas para aumentar as vendas é o marketing de influência. Pois trata- se de uma estratégia baseada na identificação e no envolvimento de pessoas com grande influência nas redes sociais para promover um produto ou serviço.
Essa estratégia tem se mostrado extremamente eficaz, pois as pessoas tendem a confiar mais nas recomendações feitas por quem já é reconhecido e influente nas redes sociais do que em anúncios tradicionais.
Além disso, o marketing de influência costuma ser muito mais barato do que outras formas de marketing tradicionais, como o TV ou o rádio.
Se você chegou até aqui e ainda está se perguntando:
Por que integrar influenciadores a sua marca?
Você confiaria só na opinião da marca, falando que o produto dela é o melhor?
Imagina agora que alguém que tenha muitas características parecidas com as suas, que você sente segurança e proximidade, te indica essa mesma marca. Provavelmente você já estaria bem mais suscetível a confiar bem mais nessa mesma marca, não é mesmo?
Mas esse não é o único ponto a se considerar para integrar influenciadores à sua marca.
Os influenciadores podem ajudar a entregar o que a marca está vendendo e consolidar a empresa, fazendo com que o público procurado por eles possam se conectar com a marca, através do influenciador digital.
Alguns dos principais motivos são:
- Transparência e confiança no influenciador.
- Se conectar com pessoas e tornar em conjunto com elas seu produto referência.
- Através de influenciadores criar uma audiência com relacionamento e autoridade, gerando sempre novas conversões.
Como escolher o influenciador certo para a sua marca?
Vamos compartilhar aqui 4 dicas valiosas para não errar na escolha do influenciador para representar a sua marca!
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Tenha objetivos bem definidos!
Se você quer tornar sua marca mais conhecida, vender mais e ainda atingir novos públicos é preciso estudar muito bem quais são as suas metas, antes de escolher quem será o rosto que estampará a sua marca.
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O número de seguidores não é tudo.
Antes de medir o sucesso de um influenciador pelo seu número de seguidores, observe primeiro dados mais importantes, como os que dizem respeito à capacidade de engajamento e à qualidade de conteúdo produzida por eles.
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Aposte em quem cria conteúdos relevantes.
Ninguém confia em uma pessoa que faz apenas publicidades, mas não gera conteúdo de valor. Avalie se o influenciador aborda pautas do seu segmento e conversas com o público sobre assuntos relevantes.
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Procure a Squad Social Lab.
Procure a agência de influenciadores que ouve suas dores e busca influenciadores que dão match com o seu objetivo!
A Squad Social Lab é especializada em campanhas com nano e micro influenciadores (entre 5 e 50 mil seguidores).
Ficou interessado no match perfeito entre a sua marca e o influenciador ideal para conectar com o seu público? Não perde tempo e chama a Squad no Whtasapp!
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