Dicas para utilizar influenciadores digitais na Black Friday
Influenciadores na Black Friday: Separamos todas as dicas que você precisa para utilizar nas suas ações de sua campanha, neste texto!
Influenciadores Digitais que possuem relevância em seu nicho e públicos engajados, o combo perfeito para sua ação na Black Friday.
Mas será que é só isso que é preciso para uma boa campanha? e como é possível saber se um determinado influencer realmente possui relevância ou um público realmente engajado?
Identificação com a sua marca
O primeiro ponto importante a se analisar é pesquisar se o influenciador possui de fato identificação com a sua marca, o seu produto ou serviço já é algo que faça parte da realidade do dia-a-dia dele?
Isso é importante pois o público que o acompanha sabe o que faz parte do dia a dia dele justamente por o acompanhar e isso pode inclusive ser uma oportunidade para sua marca.
Sem contar que quando o produto já faz parte da realidade do influenciador, ele não só como influenciador, mas também no papel do cliente da marca, saberá entender o que esse cliente busca solucionar através de algum produto ou serviço.
Essa então é a primeira coisa a se fazer e pensar antes mesmo de começar a sua campanha. Pesquise o influenciador e veja se ele possui identificação com a sua marca.
Conheça bem o Influenciador
Em uma campanha estratégica de marketing de influência não é apenas as vendas que devem ser mensuradas, mas também o influenciador que fará parte dela. Alguns pontos são essenciais na hora de escolher o influenciador digital, vamos falar um pouco deles agora.
Conteúdo
É preciso que seja um conteúdo rico e que realmente agregue valor para quem o segue.
Comunicação
É imprescindível uma boa comunicação, não só falar e se posicionar corretamente, mas também de saber falar na mesma linguagem do seu público.
Feed Agradável
O Feed é a vitrine do Influenciador Digital e é preciso que essa vitrine esteja convidativa assim como é em uma vitrine de loja.
Criatividade
A criatividade é um fator essencial que pode diferenciar um influenciador de outro e pode inclusive ser o motivo de uma campanha bem sucedida, daí sua importância.
Veracidade
É real o que esse influenciador transmite? É seguro e honesto para o público, esse fator também é extremamente essencial para o sucesso de uma ação de marketing de influência bem sucedida, ainda mais durante a Black Friday, onde as pessoas estão sempre receosas nesse quesito.
Qual formato de campanha será utilizado?
Existem diversos formatos de campanha, como branding e awareness, mas o mais ideal para uma campanha de Black Friday é o de Conversão e Vendas.
Campanha de Conversão e Vendas
Este formato é focado como o próprio nome já diz na conversão e venda de algum produto ou serviço.
A conversão é quando você consegue transformar alguém que está na internet e que até então não é possível mensurar, em um potencial comprador e converter o mesmo para a venda, mas como pode ser feito isso e ainda por que fazer com os influenciadores?
Influenciadores Digitais e Conversão na Black Friday
Até que se tenha um potencial comprador, podemos escolher tratar o público de duas maneira, a primeira, todos são clientes em potencial, e na segunda não sabemos quem é ninguém e precisamos descobrir, de qualquer forma o próximo passo é essencial em todas elas:
Funil de Vendas
Imaginamos que o nosso público esteja caindo em um funil até de fato converter em uma venda. Primeiro precisamos atraí-los para esse funil, isso pode ser feito através de alguma ação ou promoção que será pensada pela marca em parceria com o influenciador que será utilizada na Black Friday.
A partir do momento que ele foi atraído para esse funil passamos a afunilar fazendo com que esse público faça alguma ação desejada, por meio do famoso “Call to Action” ou chamada para ação. Mas como fazer isso?
Como utilizar o Call To Action com os influenciadores digitais na Black Friday?
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Arraste para cima
É possível utilizar essa chamada para ação de várias formas, é comum ver sendo utilizado através do “arraste para cima” do instagram, onde pode se colocar um link que leve para a compra direta no site.
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E-mail Marketing
Ele pode ser utilizado também para quem ainda não tem tanta certeza da compra, de forma a manter contato com esse potencial cliente para fazer com que ele caminhe dentro do funil, através de algum formulário em que ele possa deixar o e-mail para obter alguma informação a mais sobre a compra a ser realizada.
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Benefício gratuito
Pode ser também oferecido alguma avaliação gratuita, ou algum brinde, utilizando a mesma estratégia acima, mantendo o contato através de um e-mail ou mesmo telefone do potencial cliente.
Esses três acima citados, são os mais comuns, mas através de influenciadores digitais essas ações podem ser mensuradas de diversas formas, que um influenciador digital pode converter das várias maneira possíveis, como por exemplo:
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Caixa de perguntas
Através de abrir a famosa caixa de perguntas do Instagram para sanar as dúvidas e receios do cliente, enquanto inclusive pode mostrar a utilização do produto e/ou serviço para tal de forma a converter a venda.
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Desconto Exclusivo
Isso além de deixar o público feliz pelo desconto, ainda cria uma conexão emocional e pessoal por fazer com que se sintam reconhecidos por receberem um desconto exclusivo.
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Ação que conecta de forma mais pessoal
Pode ser promover algum encontro com ele ou qualquer outra ação que faça com que o público se sinta ainda mais próximo e conectado com o influenciador.
Mensure os resultados
Hoje é possível fazer isso de diversas formas, através de variadas plataformas. Mas mesmo com essas facilidades que as tecnologias podem trazer, há algo que é preciso entender para saber se o resultado foi realmente bom.
Primeiro é que antes de tudo é preciso ter um objetivo claro e analisar se este foi atingido, pensando desta forma parece bem simples, e de fato pode ser. Com algumas métricas básicas é possível analisar bem isso. Algumas delas são:
1. Conversões e Vendas
É a forma principal e objetiva de mensurar as ações da campanha, verificando quantas vendas foram realizadas em determinado período, a partir do início da campanha até o final da mesma.
2. Links rastreáveis
É possível através desses links que rastreiam compras através dos cliques, saber quantos clicaram e não compraram ou compraram, gerando uma métrica de conversão e até uma nova estratégia, para atingir os cliques que não converteram em venda.
3. Cupons de descontos
Através dos cupons de descontos que podem ser gerados para os influenciadores utilizarem na Black Friday, é possível também fazer esse rastreamento como falado no tópico acima.
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