Avatares digitais: O tipo de influencer do metaverso
Avatares digitais são os novos tipos de influenciadores digitais já pensando em sua personalidade do metaverso. Entenda melhor essa nova realidade!
Calculado pela Bloomberg Intelligence, calcula que a oportunidade de mercado para o metaverso, em 2024, pode atingir US$800 bilhões.
Empresas e marcas como: HSBC, Carrefour, Samsung e Adidas, já compraram seus “terrenos” no metaverso.
O que são avatares digitais?
Um avatar na definição de informática de maneira simplificada é uma figura gráfica usada para identificar as pessoas digitalmente. Existem avatares de marketing digital, redes sociais e agora também o mais moderno, do metaverso.
O que são os avatares do metaverso?
Avatar é uma palavra da linguagem sânscrita: avatara, que significa “descido do céu na terra”, para possuir uma forma humana, ou de animal, de origem religiosa, surgiu esse termo.
Pensando no metaverso, como um novo mundo e inteiramente digital, o avatar é uma forma de você “encarnar” o personagem que você quiser.
Quais são os tipos de avatares do metaverso?
Assim como existem diversas personalidades no mundo real, no metaverso isso também acontece, mas lá as possibilidades são ainda maiores, o seu avatar pode ser um animal, ou apenas uma cabeça, ou ainda um personagem super realista, conheça algumas das possibilidades de avatares digitais, a seguir;
Os mais comuns:
Avatares 2D
Os avatares 2D, são como os desenhos cartoons antigos, são avatares em apenas duas dimensões: largura e altura, por isso 2D, é um dos primeiros a serem criados, sendo uma representação plana, ou uma imagem do usuário.
Avatares 3D
Os avatares 3D por tanto possuem três dimensões: altura, largura e profundidade, o que é capaz de trazer muito mais realismo, através da profundidade, ele pode ser visto de vários ângulos, como de costas, de frente, de lado, enfim em 360º, o que já não era possível com o 2D.
Agora entre os mais modernos estão:
Avatares VR
São os avatares de VR (Realidade Virtual) que usam a perspectiva do avatar com uma visão em primeira pessoa e possuem geralmente apenas os membros superiores, sendo muitas vezes possível ver apenas as mãos, por uma questão de melhor renderização.
Avatares de corpo inteiro
É o que existe de mais moderno em questão de avatares, criando o corpo inteiro através de sensores que o reconhecem e recriam os mesmos dentro do universo virtual, o que possibilita uma interação mais completa. E já é usado em muitos jogos, como é o caso do jogo Beat Saber, por exemplo.
Avatares virtuais e as marcas
Você já ouviu falar na Lu do Magazine Luiza? E já reparou o quantos outros começaram a surgir depois dela?
O CB das Casas Bahia ou a Nat da Natura, são alguns exemplos.
A gente já conhecia alguns avatares antigamente, como era o caso do “baianinho” das Casas Bahia, que já era antes de tudo um avatar 2D e hoje se modernizou para o CB, um avatar 3D.
As crianças de hoje preferem muito mais desenhos em 3D do que em 2D, isso porque o mundo se atualiza e quanto mais interativo e próximo da realidade, melhor é a nossa aceitação.
Estamos tão conectados ao mundo virtual que um avatar hoje pode ter tanta influência ou até mais que uma pessoa comum.
Isso porque um avatar pode ser criado a partir de uma definição acertada de persona para sua marca e ser capaz de se conectar com o seu público de uma maneira extremamente assertiva, porque de certa forma ele será também o seu público.
Avatares e Influenciadores Digitais
Alguns dos influenciadores digitais já estão antenados nesse novo cenário e já possuem seus avatares.
Como é o caso do Lucas Rangel com o Luks, a Boca Rosa com a Pink e a Sabrina Sato com a Satiko.
No caso da Sabrina, por exemplo, a conta do seu avatar @iamsatilko_ já tem mais de 20 mil seguidores ditando moda para o público e inclusive já fez até publicidade para marcas como as Lojas Renner e um ensaio para a Vogue Brasil.
Os Avatares digitais podem então por assim dizer ser a porta de entrada para sua marca ingressar no metaverso, gerando uma identificação e interação com o seu público.
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