Hoje vamos mostrar 5 razões pelas quais as marcas devem considerar trabalhar com os microinfluenciadores neste blog!
O marketing de influência tornou-se uma das estratégias mais eficazes para as marcas alcançarem seu público-alvo e aumentarem sua presença online.
No entanto, muitas vezes as marcas concentram seus esforços em trabalhar com influenciadores de grande porte, deixando de lado os microinfluenciadores.
Os microinfluenciadores são aqueles que têm entre 5.000 e 50.000 seguidores em suas redes sociais.
Embora seu alcance possa ser menor, esses influenciadores têm um público altamente engajado e leal, o que pode levar a conversões mais altas e um ROI mais elevado.
Leia também o blog: Marketing de Influência: O que é?
5 razões pelas quais as marcas deveriam considerar trabalhar com microinfluenciadores:
Enfim, vamos as 5 principais razões pelas quais as marcas deveriam considerar trabalhar com microinfluenciadores:
1. Maior engajamento:
Um dos maiores benefícios de trabalhar com microinfluenciadores é que eles tendem a ter um público mais engajado..
Isso porque como eles têm menos seguidores, conseguem criar uma relação mais próxima e pessoal com cada um deles.
Sendo que com um público menor, é muito mais nichado e mais fácil de se conectar de forma mais completa.
O que explica as postagens dos microinfluenciadores recebem mais comentários, curtidas e compartilhamentos.
2. Custo-benefício:
Trabalhar com microinfluenciadores pode ser muito mais acessível do que trabalhar com influenciadores macros.
Muitas vezes, os microinfluenciadores estão dispostos a trabalhar por permuta, ou seja, troca de produtos ou por um pagamento menor.
Isso significa para as marcas economizar dinheiro em suas campanhas de marketing, mas mantendo um ótimo resultado.
3. Nicho específico:
Os microinfluenciadores geralmente têm um nicho específico, o que significa que podem atrair um público mais segmentado e interessado em determinados temas.
Isso é especialmente útil para marcas que têm um público-alvo bem definido e querem atingir pessoas que se identificam com seus produtos ou serviços.
Podendo também aproveitar disso para uma campanha mais especifica que até explore mais e melhor sobre o assunto do seu produto ou serviço.
4. Autenticidade:
Os microinfluenciadores tendem a ser mais autênticos em suas postagens e parcerias com as marcas. Como têm um público menor, priorizam muito manter sua credibilidade e confiança dos seguidores para construírem seus nomes no mercado.
Por isso, as parcerias com as marcas tendem a ser mais transparentes e menos comerciais, o que pode gerar mais confiança por parte dos seguidores.
Que claramente são capazes de perceber a intimidade e veracidade do influenciador em suas divulgações em suas redes.
5. Potencial de longo prazo:
Ao trabalhar com microinfluenciadores, as marcas podem criar parcerias de longo prazo.
Isso significa que os microinfluenciadores podem se tornar embaixadores da marca, ajudando a aumentar o reconhecimento e a fidelidade dos consumidores.
Trazendo cada vez mais o assunto sobre o que se trata a divulgação para o seu público consumidor de forma que seja possível agregar cada vez mais valor para a marca.
O poder do microinfluenciador no marketing de influência
Nos últimos anos, o marketing de influência se tornou uma das principais estratégias de marketing para marcas de todos os setores.
As marcas estão buscando colaborações com influenciadores que têm milhões de seguidores nas redes sociais, a fim de alcançar um grande número de consumidores e promover seus produtos ou serviços.
No entanto, um novo tipo de influenciador está ganhando destaque: o microinfluenciador.
Embora seu alcance seja menor do que o de grandes influenciadores, eles têm um público altamente engajado e segmentado.
Eles são vistos como mais autênticos e confiáveis, pois têm uma conexão pessoal com seu público e geralmente compartilham sua própria experiência e opinião sobre os produtos ou serviços que estão promovendo.
As pessoas confiam nas opiniões de outras pessoas, especialmente se elas forem de alguém que elas conhecem e respeitam.
Leia também: 10 Benefícios do Marketing de Influência
Por que o público dos microinfluenciadores tendem a ser mais engajados?
Pensa em um influenciador grande que já está a um bom tempo no mercado e já tem o seu nome muito bem consolidado.
Esse influenciador muitas vezes pode até ser conhecido por alguém que não o segue com tanto afinco, mas ainda assim o conhece e o segue.
O que é muito comum acontecer com um influenciador macro.Já que este se torna mais conhecido quando se torna macro, o que faz que muitas pessoas cheguem a ele justamente por já ter um nome instaurado no mercado.
Agora quando pensamos nos microinfluenciadores, quem o acompanha, muitas vezes o conhece justamente por ser um perfil mais nichado e sendo assim capaz de abordar um assunto de uma maneira mais pessoal.
Sendo assim, é natural que a maioria da ligação do seguidores de um microinfluenciador é em busca de saber mais sobre esse influenciador e os assuntos dos nichos que o cercam.
Nesse caso a seus seguidores são pessoas que chegam até eles por justamente buscarem algo mais denso em determinada área.
E como esses microinfluenciadores são pessoas que normalmente estão construindo seus nomes no mercado, seu público se engaja além dos assuntos em comum, mas também nessa construção de identidade junto com o seu microinfluenciador preferido.
Em resumo, trabalhar com microinfluenciadores pode ser uma excelente opção para as marcas que desejam alcançar um público mais engajado, segmentado e autêntico.
Além disso, essa estratégia pode ser mais acessível e gerar parcerias de longo prazo que podem beneficiar a marca por muito tempo.
A Squad Social Lab é especializada em campanhas com nano e micro influenciadores (entre 5 e 50 mil seguidores).
Ficou pensando em trabalhar com microinfluenciadores? Manda uma mensagem aqui para a Squad através do nosso Whtasapp