Algoritmo do TikTok: Saiba como o algoritmo entrega. Entenda tudo o que preciso para que o algoritmo do TikTok entregue o seu vídeo logo!
Como o algoritmo do TikTok entrega?
Basicamente o algoritmo do TikTok utiliza três fatores importantes de inicio. São eles:
- Retenção
- Engajamento
- Seguir
Explicando de forma mais prática, retenção é basicamente o quanto as pessoas assistem o seu vídeo, mas há um fator importante: Por quanto tempo as pessoas ficam no seu vídeo? 5 segundos, 15 segundos, o vídeo completo?
Engajamento é o quanto as pessoas engajam ou tomam ações através desse vídeo, como compartilhar, dar like, comentar.
E por fim, e o fator mais importante para seguir para a próxima etapa, é se a pessoa deseja seguir você e continuar acompanhando os seus conteúdos.
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Próximo passo (Próxima fase)
Imagine como uma fase de videogame: A partir do momento em que o seu vídeo cumpriu com as expectativas acima, passamos para a próxima fase.
Se o seu vídeo para de ter visualizações, significa que o TikTok não está mais entregando, ou seja o seu vídeo está estagnado, o que significa que não passou para a próxima fase, essa que iremos abordar agora!
Segunda etapa de entrega
O próximo passo, ou próxima fase é o segundo nível de entrega no TikTok. Vamos antes entender, como o algoritmo “pensa”, ou como ele funciona?
Como o algoritmo do TikTok “pensa” ou funciona?
Imagina que as métricas servem como um ranking para decidir qual conteúdo em meio a uma multidão de conteúdos postados vai aparecer na “for you” (o equivalente ao explorar do Instagram) de cada pessoa.
O critério mais relevante aqui, basicamente é como uma conta matemática: quantas horas de vídeo acumulou versus quanto engajamento conseguiu ter.
Horas de vídeo acumulada vs. Engajamento
Essa é a hora de competir com outro vídeo e ver se realmente irá passar para a próxima fase:
Os mesmos critérios serão analisados e comparados com outros vídeos, que ganhar a competição com métricas maiores sairá na frente. O seu vídeo pode empacar por exemplo e outro vídeo de outro usuário “passar de fase”. Isso pode se dar por decorrência do tempo em que outros usuários assistiram ao vídeo desse usuário, se a comunidade assistiu por mais tempo que o seu, provavelmente ele sairá na frente.
Além disso contamos com o engajamento,em outras palavras, o número de pessoas que compartilharam, deram like, e fizeram comentários e principalmente o número de conversões de pessoas desconhecidas em novos seguidores.
Por fim, o fator mais importante: Watch Time
Watch Time
Veja no seu Analitycs do vídeo quantos segundos você tem de média visualizada, esse percentual é o Watch Time.
Se você dividir os segundos de média assistida pelo total de segundos que o seu vídeo tem e multiplicar por 100 porque é um percentual.
Você vai ver a métrica de percentual de Watch Time que você conseguiu atingir.
E para que você consiga viralizar, você precisa fazer um combinado com:
O percentual do Watch Time que você alcança de acordo com a duração do seu vídeo que é o segundo fator mais relevante para ajudar a acumular horas.
Você pode vê-lo no seu Analytics logo abaixo da média visualizada.
E veja só, o TikTok mesmo já te mostra que essas duas informações são fundamentais para o seu sucesso no TikTok.
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