Be Real: Rede social que indica novo comportamento dos usuários
Be Real: A rede social que vem crescendo muito em que o foco é a vida real com fotos sem filtro que indica novo comportamento dos usuários.
O que é Be Real?
Be Real é afinal a nova rede social que tem com a finalidade de incentivar a fazerem fotos mais autênticas e reais.
É uma rede social que vem em um movimento contrário ao das outras redes comuns.
Onde as fotos costumam ser feitas várias vezes e de forma planejada, enaltecendo o glamour das fotos.
Já na rede Be Real não, a ideia é justamente contrária a esse glamour das fotos em redes socias.
No seu site, o app Be Real se descreve como:
“aplicativo de compartilhamento de fotos mais simples para mostrar uma vez por dia sua vida real a amigos.”
No site oficial sobre o app:
“BeReal desafiará sua criatividade. É sua chance de mostrar aos seus amigos quem você realmente é, pelo menos uma vez”.
E pra quem está pensando “mas eu não deixar de usar o Instagram pra usar essa rede”.
Eles reiteram no próprio site em relação a outras redes:
“O BeReal não o tornará famoso. Se você quiser se tornar um influenciador, pode ficar no TikTok e no Instagram.”
Como funciona essa rede social?
O app está disponível para Iphone (IOS) e Android e funciona de uma forma muito peculiar.
A rede envia uma notificação ao longo do dia em horários aleatórios, e após ser notificado na hora de fazer a foto, o usuário terá apenas dois minutos para concluir a publicação.
Além disso só é possível fazer uma publicação por dia.
No momento de fazer a foto o Be Real utiliza tanto a câmera frontal quanto a câmera traseira, assim é possível ter uma visão real sua e do que você está vendo.
No Be Real também não é possível usar filtros ou edições nas fotos. Sem likes ou seguidores, desse modo é realmente uma proposta diferenciada.
Be Real indica novo comportamento dos usuários nas redes sociais
Já é falado algum tempo que um movimento voltado para algo mais natural no mundo digital iria chegar, assim sendo, é só pensar no ciclo de como as coisas acontecem, por exemplo:
Anteriormente a internet e Youtube, existia a TV que reinava, nela tudo é planejado com roteiro, orçamento, cenário, figurino, até no momento que chega a internet com vídeos mais cotidianos e interações mais sinceras.
Era apenas uma pessoa comum que ligava a câmera para compartihar algo que achou interessante de forma bem despretensiosa.
Com o crescimento da internet tudo mudou e tudo isso foi dando lugar a vídeos e fotos super elaborados com câmeras profissionais e até mesmo investimentos em cenários e roteiros.
Agora cumprindo-se o ciclo desde o começo à tendência de voltar para algo mais natural, realista e despretensioso.
Talvez ainda estejamos no caminho para um meio termo dos dois, unir algo que tem sim planejamento para ser feito, mas que também pode ter seu lado mais despretensiosa.
Be Real e o comportamento da geração Z
Be Real tem grande chances de se tornar queridinho entre os jovens da Geração Z.
É muito comum que uma geração vá pela caminho oposto de maneira a “bater de frente” com a geração anterior.
Pensamos na geração Milennial, anterior a Z que viveu a revolução das imagens com rolo de câmera, que eram difíceis de enquadrar, precisavam ser reveladas.
Depois as câmeras comuns com resoluções ainda não sendo a das melhores, até chegar as imagens com resoluções ótimas que podem ser feitas e reveladas na mesma hora por celulares comum.
Chegamos em um momento onde as imagens em 4k já estão sendo ultrapassadas em questão de resolução e todos postam fotos muito bonitas, com ótima resolução em que é possível ver e analisar até os poros do rosto em uma foto comum.
Mas em contrapartida aos Milennials, a nova geração (Z) já nasceu em meio as imagens de boa resolução, ou seja, para eles imagens de ótima resolução não é mais uma revolução, mas algo comum.
O que explica no auge das fotos em resoluções altas como 4k, o surgimento da trend Photo Dump: fotos com aspecto tremido ou borrado aleatórios e descontraídas em formato carrossel no Instagram.
Esse é outro fato que colabora com a indicação de um novo comportamento que pode vir crescendo cada vez mais nas redes.
Devo criar minha conta na nova rede?
O app foi criado em 2020 e teve crescimento de 315% só neste ano com grande chances de se tornar queridinho entre os jovens da Geração Z.
Em agosto deste ano foram calculados 10 Milhões de usuários diários no aplicativo.
Não chega nem perto dos números do Instagram, mas vale lembrar que o Tik Tok é hoje um das redes que mais cresce ao passo que é falada.
Além de que o Tik Tok começou como uma rede bem tímida chamada Musical.ly.
Você ainda se pergunta: “ok, mas eu devo ingressar nessa nova rede?”
Uma rede social inovadora
Aqui na Squad Social Lab somos uma martech e temos como uma de nossas base a inovação e sem dúvida essa é uma rede social inovadora!
Se ela vai cair mesmo no gosto popular e alcançar as outras redes, isso só o tempo dirá.
Mas de qualquer forma a proposta de uma nova rede social que segue um caminho totalmente contrário ao que é comum hoje em dia e ainda traz uma nostalgia de como era no inicio da internet, pode sim ser interessante.
Pelo menos para descobrir uma nova forma de interagir e socializar no meio digital.
Mas e ai, o que achou dessa nova rede social? Já está animado e ansioso para testar? Conta o que acha de tudo isso aqui nos comentários e vamos continuar essa conversa!
Você já conhecia a Squad Social Lab? Somos uma martech especializada em campanhas com nano e micro influenciadores(entre 5 e 50 mil seguidores).
Sua marca estará aos cuidados de um time especialista em selecionar nano e micro influenciadores dentro do seu briefing e engajamento desejado, enviar contratos e produtos, criar cronograma, dar treinamento constante, acompanhar resultados e garantir 100% das entregas.
Entre em contato com a Squad pelo nosso Whtasapp! E veja como o marketing de influência pode impactar na sua marca!