Defina o objetivo da sua campanha de Marketing de Influência
Defina o objetivo da sua campanha de marketing de influência e comece desde o início com o primeiro passo para que ela seja um sucesso.
Primeiro Passo: Defina um Objetivo
O primeiro passo para que sua campanha seja um sucesso é sem dúvidas ter um objetivo muito claro e definido. Até porque se você não souber o que quer atingir com a sua campanha, como saberá que ela deu certo?
Mas qual objetivo definir? Que tipos de campanhas você pode fazer? Vamos compartilhar algumas dicas aqui!
4 Tipos de campanhas para fazer com influenciadores
Vamos listar aqui 4 ideias de campanhas que você pode definir como objetivo para fazer com seus influenciadores.
1. Awareness
Awareness vem do inglês significa “conhecimento”, pode então se definir awareness como a consciência da marca.
Nesta visão o importante é entender qual é a visão do consumidor a conhecimento da marca e entender o que pode ser melhora na imagem da marca.
Nesse caso, a métrica mais importante e o foco é o alcance, para entender qual a melhor necessidades do seu público e o que eles esperam para promover a marca aumentando sua presença no mundo digital.
2. Branding
A campanha de branding é ideal que venha depois de que a de awareness já tenha sido feita, pois é depois que você já saiba o que melhorar na sua imagem, que você deve reforçar o seu posicionamento como marca, nesse momento que entra a campanha de Branding.
Essa campanha deve incluir o propósito da marca, seus valores, a sua identidade, de forma a torná-la mais positiva e desejada pelos consumidores.
A intenção ou objetivo dessa campanha é personificar a marca.
3. Engajamento
Se você precisa gerar um diálogo com o seu público, o foco da campanha deve ser o de engajamento.
Além de pensar em promover conversas positivas, o influenciador em uma campanha de marketing de influência pode aumentar a média de interações dentro do perfil é preciso seguir fazendo o acompanhamento dessas métricas.
4. Conversão
Caso você deseje que o público execute uma ação específica como visitar seu site, fazer o download de um aplicativo, consultar um novo post no blog, ou mesmo convertê-lo em uma venda com desconto, são alguns exemplos.
O objetivo desta campanha é então o de conversão!
Através de uma #publi de conversão em que o influenciador que já alcança o mesmo público alvo que o seu, você pode anunciar seu produto ou serviço e demonstrar a experiência e os benefícios dele.
Uma ótima ideia é gerar um cupom de desconto exclusivo para o Influencer.
Como medir o sucesso de uma campanha com Influencer?
As pessoas confiam nos influenciadores que seguem e por isso que elas o seguem. Então partindo deste princípio é lógico que um influenciador possua muito mais poder na decisão de compra do público que já confia e o segue do que com uma publicidade tradicional.
Escolha um objetivo macro
Reiteramos que é sempre muito importante escolher um objetivo para saber metrificar os resultados.
Como já citado acima, você pode escolher entre campanhas de Branding, Awareness, Engajamento ou conversão.
Entenda qual campanha faz mais sentido para a sua marca nesse momento e siga com ela tendo claramente qual objetivo essa campanha deverá atingir.
Defina metas e KPIS
KPIs vem do inglês “Key Performance Indicators” traduzindo KPIs são os indicadores-chave de desempenho são indicadores específicos que podem quantificar processos internos que devem ser rastreados para entender os impactos causados nos resultados de seus negócios.
São alguns exemplos: a quantificação de geração de cadastros, downloads realizados, ou mesmo acessos dentro de um site, ou landing page específica.
Redirecione seu público das redes sociais
Define uma estratégia para levar o seu público das redes sociais para outras páginas onde eles possam ser levados a ações mais estratégicas ainda para convertê-las em vendas.
Através do famoso Call To Action, você pode direcioná-los para o seu site, e-commerce ou landing page, por exemplo.
Acompanhe as interações
Tudo deve funcionar como uma alavanca em que uma ação ajude a puxar a outra, acompanhar as interações e não deixar de responder e interagir de volta com seu público nas redes sociais é essencial para que essa alavanca funcione como deve funcionar.
Com o tempo o ideal é que as impressões e o alcance das suas redes sociais vá aumentando e cada vez mais ir direcionando esse público para se tornar um lead que converte em vendas para seu produto ou serviço.
Compare o histórico da sua marca
Para uma boa análise, é preciso ter métricas para comparar. Para entender se está melhorando é preciso entender primeiro, melhor em relação ao que? Por isso é importante manter um histórico de como a sua marca está não só crescendo nas redes sociais, mas também como um todo em equivalência.
Incluindo valores que podem ser intangíveis, mas que são muito importantes de serem analisados e comparados.
Pesquise a aceitação do seu produto ou serviço
Através do marketing de influência é possível analisar as métricas para entender a satisfação e a dor do seu cliente e melhorar o seu produto ou serviço através da mesma.
E isso é muito importante pois consequentemente irá impactar diretamente e positivamente nas conversões em suas vendas.
Depois desse texto ficou mais fácil para você definir o objetivo para sua campanha?
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