Influenciador pode ou não se posicionar em política, religião, e outras bandeiras?
2022 ano de eleições, surge o questionamento, o influenciador deve se posicionar em política?
A resposta sempre vai depender. Depende de qual linha esse influenciador deseja seguir, se o canal dele é um canal de opiniões políticas é imprescindível que este se posicione, mas e se esse não for o caso? E as marcas como veem esse posicionamento?
É sobre esse assunto, tão importante nos meios digitais e ainda mais em ano de eleições que trataremos hoje nesse texto!
O nome já diz, influenciador, de maneira auto explicativa significa, aquele que influencia.
É importante pensar nisso com assuntos tão delicados como religião e política, por exemplo.
O influenciador deve sempre ter em consideração que a sua opinião impacta muitas vezes milhares de pessoas que podem ser a favor ou contra. E usar a sua influência visando sempre o bem em sociedade.
O influenciador pode se posicionar?
É importante pensar também que esses assuntos, não tratam simplesmente de opiniões de gosto pessoal e sim de valores muito pessoais.
Sendo assim ao tratar de tais assuntos é importante ter em mente, algumas questões:
É um assunto constante do seu interesse?
É importante analisar se esse é um assunto constante de seu interesse, e se não está se posicionando só por ser ano de eleição e ser o que todos estão falando, por exemplo.
Caso esse não seja um assunto de constante interesse é interessante pensar se vale os possíveis contratempos que podem vir a partir dessa decisão de opinar a respeito de forma incisiva ou não.
Pois na internet tudo acontece muito rápido e esse pode ser o assunto agora, mas depois ser tomado por outro assunto do momento e não ser mais lembrado, mas um cancelamento que pode vir a acontecer pode durar por muito mais tempo.
Conhecimento de base
Para falar a respeito é importante pensar na questão de ser uma autoridade e referência no assunto, o que é algo muito importante para estabelecer a sua imagem na internet.
É importante pesquisar e saber a respeito do que está falando, porque caso isso não seja feito e você acabe falando algo errado ou que não saiba isso pode voltar para você da pior forma.
Então se você não sabe é melhor pesquisar para entender melhor e saber mais a respeito do que se trata do que falar alguma besteira sem ter um conhecimento básico primário, para evitar uma possível dor de cabeça depois.
Informações Importantes
Você pode usar da sua influência para se posicionar sem precisar ser de uma maneira incisiva, você não precisa dizer em questão política se apoia A ou B, por exemplo, mas pode falar da importância do voto para a sociedade.
Você também não precisa falar se aprova ou desaprova determinada religião, mas pode falar da importância de respeitar a crença dos outros e manter um bom convívio.
Ou seja, você pode usar da sua influência de forma a trazer um pensamento mais crítico para as pessoas e não necessariamente tomar uma decisão direta e incisiva por eles.
Influenciador e Política
Uma pesquisa realizada pela YouPix em uma consultoria para a Creator Economy, realizada em julho deste ano com o tema “Eleições e influência”.
O que revelou a pesquisa:
- 77,35% das marcas afirmam que o posicionamento do influencer afeta na sua contratação por elas;
- 86,7% dos influenciadores afirmam que pesquisaram o posicionamento da marca antes de fechar trabalho com elas;
- 37,6% não fecham com marcas com posicionamentos que não aprovam.
Em questão política é importante analisar que o voto é secreto, sendo assim não é obrigatório que o influenciador se posicione da mesma maneira que ele pode se posicionar se for de seu interesse.
Posicionamento do Influencer e a marca
Tudo bem, entendemos a respeito do influenciador como ele pode ou não se posicionar a respeito de política, religião e outros, mas e as marcas? Como elas lidam com isso?
As marcas geralmente não querem tomar partido em decisões tão pessoais e polêmicas, justamente para não se envolver em polêmicas desnecessárias que podem ser evitadas de várias maneiras.
Algumas marcas podem sim se posicionar e inclusive esperar o posicionamento de seu influenciador, mas via de regra na maioria das vezes não é assim que funciona.
A marca está ali prioritariamente para atender seu público, solucionando o seu problema com alguma solução de serviço ou produto, seja essa público eleitor de A ou B ou de religião X ou Z.
Sendo assim ela presa por não causar estranhamento de nenhum dos lados, por nenhuma decisão pessoal, religiosa ou política.
E você o que acha a respeito de um tema que pode ser tão polêmico?
Você influenciador que sabe se posicionar sem causar conflito e você marca que procura por esse influenciador, saiba que a Squad é o lugar ideal para vocês crescerem juntos!
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